Desigualdade social impede grande qualificação no Turismo

August 15, 2019

 

 A terceira palestra da Jornada BID para o Turismo: Caminhos para o Futuro do Turismo Brasileiro foi liderada pelo presidente do Instituto de Pesquisa Locomotiva, Renato Meirelles, que colocou em debate o futuro do trabalho no setor e os desafios enfrentados em termos de qualificação de profissionais. Emerson Souza Renato Meirelles, do Locomotiva Renato Meirelles, do Locomotiva De acordo com o palestrante, a desigualdade social existente no Brasil é responsável por um vão enorme entre os turistas e quem atende os turistas. “Muitas vezes o que um viajante gasta em um dia é suficiente para pagar as contas de todo um mês de alguém que está trabalhando para atendê-lo em determinado empreendimento”, destacou Meirelles.

 

A apresentação também destacou como a escassez de pessoas com conhecimento da língua inglesa afeta o desempenho do Brasil em setores como o Turismo. Segundo os dados levantados, apenas 8% dos brasileiros dizem saber falar inglês, sendo que 3% deles afirmam contar com um nível avançado do idioma. Por outro lado, 81% dos turistas não falam português, fazendo tal conta não fechar. Emerson Souza Renato Meirelles apresentou dados aos gestores públicos Renato Meirelles apresentou dados aos gestores públicos “O descolamento de realidades é muito grande entre quem atende e quem é atendido. O gap da escolaridade é gritante e tem seus reflexos no cenário profissional.

 

 

Manter uma mão de obra qualificada em uma sociedade com valores tão deslocados é muito complicado”, completou o palestrante. Meirelles ainda destacou alguns números como o de profissionais com nível superior completo e a relação desse crescimento com o aumento salarial, que não seguiu o mesmo patamar. Enquanto apenas 7% da massa trabalhadora possuía um diploma em 2014, tal fatia da sociedade mais que dobrou, chegando a 15% em 2019.

 

Apesar disso, a média salarial do profissional de Turismo subiu apenas 12% no período, girando em torno de R$ 1,8 mil.

 

A PANROTAS é media partner da Jornada BID para o Turismo.

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Em Destaque

I'm busy working on my blog posts. Watch this space!

Please reload

Posts Recentes
Please reload

Arquivo
Please reload

Procurar por tags

I'm busy working on my blog posts. Watch this space!

Please reload

Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
  • Instagram ícone social
  • Facebook Social Icon