Tem refeição a bordo? Saiba como é o voo da empresa ‘low-cost’ que liga Rio e Londres

July 18, 2019

No dia 31 de março, a Norwegiandecolou do Rio de Janeiro rumo aLondres com seu Boeing 787 Dreamliner, no primeiro voo low-cost (baixo custo) entre Brasil e Europa. Desde então, a companhia opera quatro frequências semanais (segundas-feiras, quartas, sábados e domingos), saindo do Galeão e chegando ao Aeroporto de Gatwick, na cidade de West Sussex, a cerca de 30 minutos de trem de Londres.

A escolha do aeroporto é um dos motivos que garantem preços mais baixos à empresa, já que o custo para aterrissar lá é menor. A cobrança por serviços como alimentação e despacho de bagagem (exceto a de mão, de 10kg), e a maior eficiência na utilização do combustível, também explicam, segundo a empresa, as ofertas mais em conta. A seguir, tudo o que você precisa saber ao embarcar num voo da companhia.

 

Econômica
 

Há três tipos de tarifa para voar na classe econômica da Norwegian. A mais barata é a Low Fare , que não inclui despacho de bagagem, marcação de assento e refeição a bordo. Na tarifa intermediária, a Low Fare Plus , é possível despachar uma mala de até 20kg e reservar assentos. Também há serviço de alimentação completo, com refeições e bebidas. A teceira é aFlex , que, além de todos os serviços oferecidos, inclui direito ao Fast Track, serviço oferecido em alguns aeroportos que dá direito a filas especiais (e mais curtas) nas áreas de segurança e imigração. Neste caso, vale para o aeroporto RIOGaleão e o de Gatwick. Com esta tarifa, é possível despachar duas malas de até 20kg cada e fazer alterações na reserva sem pagar a mais.

 
Econômica Premium
 

Há duas classes de tarifa na categoria Premium Economy, que oferece assentos maiores (vide dimensões na página 14). Na Premium, é necessário pagar para fazer alterações na reserva, mas todos os outros serviços estão no pacote, incluindo o despacho de até duas malas de 20kg, refeição a bordo e Fast Track. A tarifa Premium Flex oferece todos os produtos (incluindo alteração na reserva sem custo adicional) e ainda passe para usar o lounge da companhia (no Rio, o do RIOGaleão; em Londres, o da própria companhia).

 

Upgrades e alterações
 

Passageiros devem ficar atentos aos custos ao adicionar serviços. É possível comprar a tarifa mais econômica e incluir o de marcação de assento, por exemplo, que custa US$ 45 (ou seja, num voo de ida e volta, sai por US$ 90). Como a diferença da Low Fare para a Low Fare + é justamente de US$ 90, em média, vale observar se não vale já optar por uma classe com serviços inclusos. Para alterar a reserva (dia da viagem, nome do passageiro etc.), para se ter uma ideia, é preciso desembolsar uma taxa de no mínimo US$ 130 (além de custos como diferença no preço da passagem).

 

Bagagem: atenção!É importante ficar atento aos limites da bagagem. Na tarifa mais em conta, a Low Fare , apenas a mala de mão (até 10kg) está incluída no preço, com a configuração de 55cm (altura) x 40cm (comprimento) x 23cm (profundidade). Itens maiores são despachados e custam mais caro na hora do embarque: cada um fica em US$ 100. Comprar pelo site com antecedência pode reduzir o valor à metade. Quando se compra à parte, a configuração da bagagem do porão é de 79cm (altura) x 250cm (comprimento) x 112cm (profundidade). Alerta: cada quilo extra custa 11 libras (mais de R$ 50).

 

Check-in

 

O check-in funciona normalmente em balcões no Terminal 2 do Aeroporto Galeão, com atendimento com funcionários, como nas demais companhias. Se você adquiriu o Fast Track, há fila especial para agilizar o serviço.

 

 

Assentos

 

Na classe Econômica , a configuração do Boeing da Norwegian segue o padrão 3-3-3, ou seja, três fileiras com três assentos cada. As medidas estão dentro do padrão praticado por outras aeronaves: a distância para a fileira da frente é de 81cm, e a largura das poltronas é de 46cm. Já na Premium , os assentos têm 140cm de espaço entre eles, com a configuração de fileiras em 2-3-2. As cadeiras tem reclinação maior, em comparação com as da econômica. Nas duas classes, há entrada USB para carregar aparelhos eletrônicos .

 

Alimentação

 

A alimentação a bordo não está incluída na Low Fare . É possível adquirir o serviço na hora da compra da passagem ou em até 72h antes do voo, pelo site, por US$ 45. Durante o trajeto, na própria tela de entretenimento, é possível comprar alguns itens (como sanduíche e refrigerante) com cartão de crédito, mas já conta como compra no exterior, ou seja, com acréscimo de 6,38% de IOF (Imposto sobre Operações Financeiras). Quem comprou o bilhete mais barato, ou seja, sem refeição a bordo, mas adquiriu este serviço à parte, precisa optar, no ato da compra, pelo tipo de refeição (frango ou massa, por exemplo). Nas outras categorias de passagem, em que a comida já está incluída, há duas opções de pratos disponíveis na hora.

 

Entretenimento

 

Na econômica, a tela de entretenimento fica acoplada ao assento na frente, em composição clássica do Boeing 787. A programação é padrão, com séries, filmes e programas infantis. Na classe Premium , está no apoio do braço, com a mesma programação. A tela é interativa, nas duas classes: por ela, é possível fazer pedidos aos comissários diretamente, selecionando o produto desejado e pagando (se for o caso), sem precisar ligar a luzinha do teto.

 

Na janela

 

Entre as características da operação da Norwegian que possibilitam o baixo custo das passagens é dispor de aviões mais novos, que consomem combustível de forma mais eficaz. No caso do Boeing 787 Dreamliner , há outras particularidades, como janelas 65% maiores em comparação com as de aeronaves similares, e controle de umidade e luminosidade, que ajudam a atenuar o jet lag. A cabine é mais silenciosa do que a de aeronaves mais antigas.

 

É confortável?

 

No interior da aeronave, a viagem, com duração média de 11h, segue igual à de outras companhias aéreas. Na classe Econômica , há mantas, fones de ouvido e travesseiro para quem solicitar. Na Premium , já estão disponíveis em todos os assentos.

 

Cheguei, e agora?

 

O Aeroporto de Gatwick fica a uma distância de 45km da capital, quase o dobro da de Heathrow, por onde chegam os outros voos que saem do Brasil para Londres. A melhor opção para chegar à capital britânica é através do Gatwick Express, trem acessível de dentro do aeroporto. Há partidas a cada 15 minutos em direção à estação London Victoria, de onde é possível embarcar no metrô. O bilhete de ida e volta de trem custa cerca de 35 libras (R$ 160).

 

Milhagem

 

A empresa tem o seu próprio programa de milhagem , o Norwegian Rewards, que funciona de maneira tradicional: a cada viagem com a companhia, o usuário acumula pontos, que depois podem ser trocados por passagens, upgrades e serviços.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

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