Buscar
  • Erinne Magee / 2020 / The New York Times

Veja cinco maneiras de se tornar um viajante mais gentil


Quando se trata de ser um viajante melhor, muito se fala de "golpes certeiros". Claro, encontrar as melhores ofertas, navegar com eficiência pelos aeroportos e outros truques descolados é importante, mas há uma característica que também considero fundamental: ser gentil. Para mim, ela representa um viajante melhor.

E não estou falando só de ter paciência e boas maneiras. Ser mais amável durante as viagens é ser mais consciencioso, mostrar um interesse genuíno nas pessoas com quem interagimos e respeito pelos lugares que queremos preservar.

Aqui vão algumas sugestões dadas pelo pessoal que trabalha no setor; com elas, da próxima vez que fizer as malas, você também poderá ser um viajante mais simpático.

Dirija-se aos funcionários pelo nome

- Lembre-se de que, para você, viajante, as palavras gentis não custam absolutamente nada, mas os benefícios são enormes. Não há nada mais gratificante do que um passageiro entrar no meu carro e dizer: 'Bom dia, sra. D., como andam as coisas?' - diz Deserene Miller, que é taxista em Grand Cayman há 31 anos.

Vale também para os hotéis.

- Sempre me apresento quando levo os hóspedes para seus quartos e, se os vejo pelo hotel nos dias seguintes, me sinto lisonjeado quando se lembram de mim - revela Fritz Francios, supervisor dos carregadores do The Betsy, um hotel de Miami.

Elogie, verbalmente ou de outra forma

Se não se lembrar de deixar um recadinho durante as férias, um e-mail elogioso ou uma nota de agradecimento pelo correio têm o mesmo efeito.

- Adoro quando os hóspedes nos agradecem depois da estada, mandando uma notinha para o hotel. É um gesto autêntico e genuíno, e significa muito para a gente. Não dá para esquecer - afirma Raffaele Ruffolo, gerente da recepção do hotel Sina Bernini, em Roma.

Mostre-se curioso em relação à cultura

Não há problema algum em ter uma lista de atrações para visitar, mas é sempre interessante ir além do óbvio.

- Um viajante gentil sempre mostra respeito e curiosidade em relação à importância cultural dos locais e das pessoas que visita. Às vezes, para conseguir isso, é preciso tentar reduzir o estresse da viagem e se esquecer das preconcepções pessoais, o que pode ser difícil, mas, no fim das contas, estabelecer essas metas permite que você perceba melhor o 'espírito' do lugar - aconselha Heather Arnold, dona da Routes Bicycle Tours, no Novo México.

Nessa mesma linha de raciocínio, vale até aprender a língua ou pelo menos algumas das expressões mais comuns. Na viagem que fiz há pouco tempo para a Costa Rica, usei meu espanhol enferrujado com a gerente de vendas, Darling Delgado, que nos levou para ver o hotel. No fim, ela confessou que era a primeira vez em quatro anos que um turista estrangeiro tentava se comunicar com ela em sua língua nativa.


0 visualização
  • Instagram ícone social
  • Facebook Social Icon